Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

terça-feira, outubro 30, 2007

Sobre Brasil e como as coisas são

Veja só, agora é oficial: o Brasil vai sedirar a Copa do Mundo de 2014. Vale lembrar que o país foi o único a se candidatar - o que torna tudo tão mais imbecil, não? Além de precisar melhorar os estádios já existentes e construir novos (ha!), o país, ao aceitar sediar o evento, se comprometeu em investir uma boa grana em infra-estrutura (ha!) de saúde, transportes e segurança (essa foi sem dúvida a melhor piada de todas). O dinheiro, claro, virá dos cofres públicos - que, seu bem me lembro, está vazio enquanto o governo quase implora pela aprovação da permanência da CPMF.

Lembrando que o governo está gastando milhões, sim, milhões, com as reformas dos apartamentos funcionais dos políticos em Brasília. Ah, sim, e tem também os 1,19 milhões que os deputados gastaram em viagens nacionais e internacionais. Ah, sim, me esqueci: tem que separar a verba para pagar os traficantes dos morros cariocas e as facções criminosas em São Paulo para que eles deixem os turistas em paz. Fica mal aparecer assim nas capas dos jornais pelo mundo...

Pensando bem, esa Copa vai ser um sucesso para o governo brasileiro, que terá a incrível chance de roubar aos montes e deixar tudo, como sempre, acabar em pizza. E tem quem ainda acredite que isso vai trazer desenvolvimento ao país... só espero que a gente não faça muito feio, termine tudo no prazo e ninguém morra de bala perdida.

*******************

É engraçado como a gente pode passar anos junto de uma pessoa, mas conhecer tão pouco sobre ela. Domingo, estava eu na casa da minha avó quando ela começou a contar as impressionantes histórias do meu bisavô, pai dela. Ele era meio que... iluminado. Benzia as pessoas e as curava de doenças, dores, essas coisas. Isso acontecia muito antigamente. A família da minha avó é bem católica, mas isso jamais os impediu de acreditar nessas coisas. Muito pelo contrário. A reza da benção, por exemplo, era povoada de nomes de santos e menções à Jesus.

As histórias são engraçadíssimas. Desde água fervendo em cima de quem tinha dor de cabeça (sem fogo, claro) até ramos de arruda que murchavam instantaneamente depois de benzerem uma pessoa "carregada". Minha mãe, quem diria, viu tudo isso - e nunca me contou. Fiquei chocada. Afinal, duas das mulheres mais importantes da minha vida, com quem eu passei (e ainda passo) muito tempo junto tinham esse mistério guardado atrás da manga!

Para completar, fiquei sabendo que meu avô, com 94 anos, é o mais novo de cinco irmãos. Não tem mais família - todos já faleceram - e tinha uma irmã, de quem ele gostava muito e era incrivelmente parecida com ele, que morreu de malária - ou, como era muito usado chamar, maleita.

(Meu avô, aliás, não está muito bem. Ou melhor, ele está bem, mas já está no fim do caminho dele. Com 94 anos nas costas, era de se esperar que o coração estivesse fraco, que a circulação dele começasse a ficar comprometida (o que levou a uma trombose na perna) e que seus pulmões já não estivessem tão em forma como antigamente. Fui visitá-lo no hospital. Quando ele me viu, começou a chorar. Foi uma das cenas mais impressionantes, e tristes, da minha vida. Mas ele já está em casa.)

Achei tão curioso que meu insitinto jornalístico implorou por um caderninho e uma caneta. Queria anotar tudo pra ter certeza que jamais vou esquecer de contar todas essas coisas para os meus filhos. Da próxima vez, prometi levar um gravador e várias fitas. A mente trabalhou rápido: isso renderia um livro...

Nenhum comentário: