Ah, a França...A França tem Paris, Torre Eiffel, Arco do Triunfo e, bom, quase a totalidade das grifes mais luxuosas do mundo. Paris é a cidade das luzes; as idéias iluministas nasceram entre os maravilhosos cafés por lá. A Revolução Francesa, aquela que trouxe a liberdade, igualdade e fraternidade e moldou o mundo ocidental em que vivemos, bom, é francesa também. A França ainda foi sede das filmagens de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin" - que, aliás, tem ótimos atores franceses. E tem também o Museu do Louvre, entre tantos outros museus e castelos e restaurantes e chefs e praias maravilhosas (Côte d'Azur, sabe?) e Cannes e...
E nada. Não é por ter tudo isso que ela pode se achar. Por isso, eu digo: odeio a França. Especificamente, odeio os franceses. Explico. Dia desses, precisava desesperadamente de um endereço de e-mail de uma designer de móveis. A moça era coreana (!) e tinha exposto uns trabalhos em uma feira francesa. Liguei. Nada. Mandei e-mail. Um, dois, três. Nada. Desesperada, pedi ajuda a uma amiga que fala francês. Pois não é que o e-mail dela, escrito na língua nativa, teve resposta no dia seguinte?! E pra não dizer que isso é implicância, aconteceu mais de uma vez. Pra não falar das outras vezes em que eu liguei, a francesa (ou o francês) atendeu e, quando me ouviu falar inglês, só faltou desligar o telefone, tamanha era a ojeriza para com a língua que eu falava.
Pois é, franceses são assim. Ok, eu até entendo a rixa com a Inglaterra - digamos que os dois países já se estranharam e muito ao longo da extensa história européia. Mas peraí, né. A história é a história; negócios à parte! O inglês é a língua universal nos dias de hoje e, por mais que eu odeie esse discursinho imperalista, é fato que temos que saber, no mínimo, inglês. Francês foi a língua universal quando a França era dona da Europa; hoje já era. Já está na hora de acordar, certo?
Por isso, eu digo: odeio franceses. Odeio. E escrevo este post por um simples motivo: acabei de descobrir que amanhã eu vou ter que ligar para Paris. Assim, algo bem importante. E estou pressentindo que vai ser aquela coisa toda de novo. Saco. Eles já têm luxo; já sabem comer bem, já vivem bem, e são uma nação importantíssima para a história cultural do mundo. Só faltou aprender a ter educação, né?!


2 comentários:
Por isso td que vc escreveu que estou aprendendo frances!!! Assim quando eu for visitar a franca as pessoas me tratarao bem!!!! bjs!!! boa sorte. au revoir!
Mulher... tu já leu um livro chamado "merde"? ;-) kkkkkkkk vc vai adorar kkk
Postar um comentário