Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

segunda-feira, abril 13, 2009

As porcarias do nosso dia a dia

Estava eu hoje no Mc Donald's, saboreando um enorme Big Mac (he he he) que eu me dei de presente por estar triste (depois das praias de Pipa, voltar pra cinzenta São Paulo é uma melancolia...), quando me deparo com um mocinho engravatado comendo salada. Até aí, nada de mais. O detalhe é que, na bandeja, repousavam o Big Mac dele, um copo médio de refrigerante e batatas médias. E a salada, claro.

Na hora, imaginei a cena: ele lá, louco de desejo por começar a semana devorando uma dessas porcarias de fast food que são deliciosamente perigosas para todas as artérias do nosso corpo e... bom, pensando nesse perigo todo para as artérias. Imaginei ele chegando lá no caixa, todo cabisbaixo, pedindo com uma vergonha mortal o famoso número 1, com Coca-Cola DIET, "e uma saladinha, por favor". Jogada de mestre: ele come o que quer e ainda se sente bem, já que está fazendo, sim!, uma refeição mais saudável com os vegetais e com menos açúcar.

Como se comer salada e tomar adoçantes fosse menos ruim do que comer o lanche em toda a sua potência.

Fala sério! A quem ele queria enganar? Essa psicologia barata só serve mesmo pra isso: aliviar consciência. As alfaces e cenouras e tomates não vão, mesmo, ajudar em nada quando aquele monte de gordura do hamburguer, do queijo, do pão, do molho (que, aliás, acompanha a salada também!) forem digeridos.

Por isso, sou muito, muito adepta do seguinte: se você quer comer um lanche ou qualquer porcaria do tipo, coma o lanche ou qualquer porcaria do tipo. Peça pelo sanduíche que você quer e a cada pedacinho, deguste o prazer de comê-lo: o sabor, o cheiro, a textura. Esteja inteiro nessa experiência - sem pensar em como vai fazer mal, em como vai engordar, em como você é um ser inferior e patético por não conseguir resistir aos prazes da junkie food. Peça o refrigerante normal (porque adoçante faz muito mais mal do que açúcar), peça as batatas, peça a sobremesa. Devore tudo com prazer para, ao terminar, sentir aquela sensação de satisfação, aquele pensamento de "Hummm, delícia".

Por que eu digo isso? Porque muitas pessoas não sabem, mas ficar "enganando" a si mesmo com esses truques de saladinha aqui, adoçante ali, só faz você ter mais vontade de comer. E como não comeu o que quis, vai começar a sentir aquela vontade de comer qualquer coisa. Quem come o que quer, na hora em que quer, fica satisfeito - e não precisa comer de novo. É claro que por "comer o que quer a hora que quiser" eu não quero dizer para sair por aí devorando tudo, sem limites. É para consumir porções razoáveis, com moderação. Mas uma moderação que respeite as suas vontades. Porque, se você se respeitar, seu apetite vai se adequar, e essas "loucuras" na sua dieta serão apenas isso: loucuras.

A minha vontade, hoje, foi respeitada. Sem culpa. Pelo contrário. Estou muito mais feliz agora do que pela manhã...

2 comentários:

Patricia Daltro disse...

Sobre saladas do McDonald´s, tenho uma confissão, não tive desejos estranhos na minha gravidez, só o de comer a salada do McDonald´s, não servia salada de lugar nenhum, só de lá! rs E o molho caesar que era o de praxe, o mais engraçado foi que descobri ali, que o molho tinha AROMA de queijo, mas não continha queijo!!!!
Depois que filhote nasceu, só de ver o potinho de salada tenho nauseas! kkkkkkkkkkkkkk

Jady disse...

Esse é o meu truque para tentar manter o peso... sempre que quero comer alguma coisa, como, nem que seja um pouco, para não acumular a vontade e depois extrapolar.

Beijo