Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

segunda-feira, abril 27, 2009

Da condição feminina

É engraçado como, já em pleno século XXI, com tanta tecnologia, avanço da ciência - enfim, com tanta coisa moderna com que vivemos todos os dias a todo momento, certas coisas ainda são nebulosas. Certas coisas como as que envolvem o relacionamento entre homem e mulher.

É no mínimo curioso que a gente tenha tanto conhecimento, mas não saiba como se relacionar entre os gêneros. Por muitos anos, houve quem defendesse que as mulheres devem ter direitos iguais aos dos homens. Algumas levaram essa afirmação às últimas consequências, queimando sutiãs, fazendo manifestos contra a opressão masculina. Cabia dentro de um contexto, mas, a longo prazo, o que se conseguiu foram mulheres masculinizadas, com vergonha de suas características e habilidades mais únicas: atenção aos detalhes, capacidade de atuar em várias tarefas de uma só vez e, pricipalmente, a famigerada sensibilidade feminina.

Depois, vieram as mulheres modernas, essas que aceitam sua feminilidade de forma natural, ao mesmo tempo em que lutam por um espaço no mercado de trabalho (e no mundo) de forma inteligente, ponderada e equilibrada. Não somos mais inseguras; não precisamos provar que somos capacitadas. Isso já foi provado. Mas o modo como isso se deu foi imitando o sexo masculino em suas reações. Agora, o desafio é outro: provar que agir e reagir como mulher pode, sim, dar certo, em qualquer âmbito das nossas vidas.

Por que digo isso? Porque hoje, na modernidade do século XXI, os homens não sabem o que fazer com a gente. Querem dar o devido valor aos nossos talentos, mas ainda tropeçam no modo como fazem isso. Desejam, por um lado, dar igualdade, mas por outro ainda consideram que não somos tão racionais, que somos muito sensíveis. Acham que tratar uma mulher como igual é tratá-la como tratam a seus amigos - o que é errado, visto que, bom, alow, ahn.... ainda somos mulheres. Somos diferentes. Sentimos, reagimos, pensamos diferente. E o exercício de uma relação entre homem e mulher é esse: o exercício da tolerância perante os que são diferentes de nós.

E a tolerância, como bem se sabe, é o eterno desafio da humanidade. Donde se conclui que...

Um comentário:

L. R. Bessel disse...

...que eu não tenho nada a ver com esse post :-)