Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

sexta-feira, junho 11, 2010

Bafana Bafana!

Nunca fui a mais esportista da família ou da turma. Mas confesso que vou assistir a TODOS os jogos da Copa do Mundo 2010. E já sei para quem torcer depois do Brasil: África do sul.

O brasileiro - eu inclusa - adora reclamar, mas a verdade é que nunca passamos pelas privações que o continente africano passou. A África do Sul, particularmente, viveu durante anos sob um regime brutal que definia o seu destino apenas olhando para a cor da sua pele. Apesar de hoje o país ser uma nação unificada, a diferença é nítida - os mais ricos ainda são brancos, os mais pobres ainda são negros.

Mas o abismo se tornou menor depois que o país recebeu a final de uma partida de rugby (esporte amado no lugar). A história, contada no filme "Invictus", conta que Mandela pediu aos jogadores do time (todos brancos) em 1995 para ganharem a Copa de Rugby. A torcida pelo esporte uniu uma nação até então rasgada pelo preconceito em um único propósito: levar o time nacional à vitória. E deu certo.

E depois de apenas 20 anos do fim do apartheid, a África do Sul recebe a Copa do Mundo da Fifa. A alegria com que os torcedores africanos invadiram o estádio Soccer City - sim, é o mesmo - foi igualmente contagiante e emocionante. Confesso que engoli em seco quando, depois do primeiro gol da seleção africana, o estádio veio abaixo e o narrador do rádio simplesmente não conseguia se fazer ouvir. O orgulho nacional estava fazendo muito barulho, mais vivo do que nunca.

Por toda essa alegria, essa história de superação e essa vontade de continuar a trilhar o caminho certo, eu torço pela África do Sul.

É claro que eu não daria a taça - essa é N-O-S-S-A.

Mas que eles mereciam, ah, mereciam.

Nenhum comentário: