Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

quarta-feira, julho 14, 2010

Dia 14 - um livro de não-ficção


Confesso que li "Abusado", de Caco Barcellos, porque a faculdade obrigou. Na verdade, o impulso de comprá-lo foi apenas por isso, porque logo depois do primeiro capítulo eu já sabia que tinha que ler aquele livro até o fim.

A leitura não é fácil. Além das muitas páginas (mais de 500), o texto conta basicamente a vida difícil dos moradores das favelas cariocas. O texto gira em torno de Juliano VP, um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro e que dominou durante muito tempo o Morro Dona Marta, zona sul da cidade.

Na real, Juliano VP era um nome fictício para Macinho VP - esse sim, traficante malandro e conhecido, que se envolveu com políticos e até um cineasta (que bandou seu exílio em troca da promessa de que ele largaria o tráfico). Caco Barcellos expôs toda da rede de corrupção da polícia e do governo, e ainda mostrou em detalhes como a rede do tráfico opera nos morros. Resultado: teve que ir embora do Brasil por uns tempos, pois foi ameaçado de todos os lados (ele e a família) por causa da publicação do livro.

O que doeu mesmo foi ver a completa ausência do Estado nessas comunidades. As pessoas lá sobrevivem fazendo o pacto com o Diabo - ou seja, servindo ao tráfico para conseguir estudo, saúde, lazer. E quem não faz o pacto, bom... acaba sofrendo, mais cedo ou mais tarde, com as consequências dos verdadeiros donos do morro.

Olha, recomendo... é um baita tapa na cara.

Nenhum comentário: