Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

sábado, julho 17, 2010

Dia 17 - uma obra de arte

A minha cidade preferida na Itália foi Florença. Claro, Veneza é linda, Milão é imponente e Roma igualmente assombrosa, mas Florença (ou Firenze, como é o nome de fato) tem um quê de cidade do interior, uma coisa mais aconchegante e mais... introspectiva. Não à toa, foi por lá que muitos artistas floresceram (aham, sacou o nome?!) na época do Renascimento.

Por causa disso, não é também coincidência que grande parte das obras de arte mais importantes do mundo estão nos dois principais museus da cidade: O Accademia (que tem o Davi de Michelangelo - s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l) e a Galleria Uffizi - essa sim, praticamente um templo sagrado para quem ama os renascentistas. Lá está uma das mais importantes coleções do período, com peças como "O Nascimento de Vênus" (lindo, lindo, lindo) e "Primavera" de Botticelli.

E, apesar de eu AMAR Marc Chagall, Gustav Klimt e Jackson Pollock, essa ida à Itália me deu um novo amor, que é a obra que eu escolhi para o dia de hoje:


Chama-se "Anunciação" e é de ninguém menos que Leonardo da Vinci. Esse jogo de claro e escuro, tão bem executado pelo mestre da pintura, me arrepiou assim que entrei na sala e dei de cara com o quadro.

E estava lá, na Uffizi, quando eu tive o privilégio de visitá-la. Sorte...

Nenhum comentário: