Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

segunda-feira, novembro 09, 2009

A tal da Uniban - parte II

Eu achava que essa história já tinha rendido o suficiente, mas, aparentemente, a Uniban decidiu que não, ainda não era a hora de terminar esse bafafá todo.

Quem recebeu os jornais nesse fim de semana tomou um susto: de sábado para domingo, na calada da noite, uma reunião dos cabeças da universidade decidiu que a aluna que usou o tal vestido pink curto (e, convenhamos, nem era assim TÃO curto) deveria ser expulsa da universidade. A decisão foi publicada no domingo, em comunicado oficial, nos principais jornais do país.

O documento (que pode ser lido na íntegra aqui) afirma que a reação escandalosa, descabida, selvagem e ignorante dos alunos igualmente irracionais daquela universidade (que participaram da bagunça) foi "uma reação coletiva de defesa do ambiente escolar".

Devo lembrar aqui que, igualmente "em defesa da moral e dos bons costumes", já vimos mulheres sendo apedrejadas em vários países islâmicos; já vimos mulheres sendo mutiladas em seu órgão sexual, pelo simples fato de que não se pode ter prazer durante o sexo (p. pecado para alguns); e, enfim, lá no passado, as mulheres eram queimadas por serem bonitas, atraentes, ou simplesmente inteligentes.

Devo lembrar que já queimaram livros em nome da "moral e dos bons costumes". E essa época ficou conhecida como a Era das Trevas na Europa. Por que será, não é mesmo?

Vale lembrar também que vivemos em um país tropical, onde as mulheres usam roupas sumárias durante o carnaval (as que usam) e NUNCA vi nenhum desses alunos indo lá reclamar. Pelo contrário, APOSTO MINHA LÍNGUA como muitos desses estão lá, curtindo a nudez alheia, passando a mão quando dá - porque de tão babacas, não conseguiriam msmo conquistar alguém.

Vale lembrar que, por estarmos em um país tropical, nós, mulheres, somos sempre cobradas a sermos magras, peitudas, gostosas, bundudas, e por aí vai. É ridículo, portanto, ver uma menina que assume tudo isso numa boa ser tratada como uma criminosa.

O pior de tudo é ouvir do advogado da Uniban, Décio Lenconi Machado (bom saber o nome dessas pessoas) dizer que a fulana "sempre gostou de provocar os meninos". E ainda continua: "O problema não era a roupa, mas a forma de se portar, de falar, de cruzar a perna, de caminhar." PÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁRA TUDO. Quer dizer então que, se eu estiver usando uma minissaia na rua, um tarado FDP me atacar e me estuprar, a culpa é minha? Ou então se eu estiver falando ao celular no carro e um idiota passar de moto, levando o aparelho, eu provoquei o assalto? E a secretária que sofre assédio sexual do chefe, é porque usou muito decote durante a semana?

Essa lógica é, no mínimo, perversa.

Não defendo a tal moça porque, convenhamos sabe, ela causou na faculdade. E não precisava. Tudo bem, ela ia para a balada, mas dava para ela ir com outra roupa e se trocar no banheiro, sabe? Mas isso nem de longe justifica todas as palavras de abuso e agressão que ela ouviu, o descaso das alunas da universidade (mal comidas, eu sempre falo) que viram e participaram de tudo, o auê de sair cercada por policiais e, agora, essa expulsão injustificada. O problema era ela - a sensualidade da menina, a vontade de se sentir desejada, de flertar. De provocar mesmo. E daí para tudo isso? Alguém vai me dizer que nunca quis fazer isso? E qual é o problema?

O maior abalo não foi na imagem dessa menina, por incrível que pareça. Nem na universidade. Para mim, foi na revelação de que temos moralistas hípócritas na sociedade, uma sociedade jovem e moderna, esperando ansiosamente para darem o golpe e levarem todos para escuridão.

A Idade das Trevas nunca esteve tão próxima em São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário: