Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

sexta-feira, maio 28, 2010

Não entendo

A capacidade humana de analisar fatos, situações e problemáticas é imensa. Não é de hoje que o pensamento dos homens faz com que, às vezes, a gente se depare com idéias revolucionárias, soluções brilhantes e criações assombrosas.

Mas existe uma coisa que, na minha humilde opinião, o ser humano não consegue compreender em sua essência: a maldade.

A maldade gratuita é difícil de entender. Não há razões nem objetivos; ela simplesmente é, e ponto final. Ela é capaz tanto de atos horrendos, como assassinatos e guerras, como de pequenos atos cotidianos - aqueles que causam uma completa paralisia, um choque mesmo, nas pessoas de bem.

A falta de reação dessas pessoas, muitas vezes, é confundida com um embasbacamento tolo; uma falta de esperteza natural. Uma fraqueza. Mas, ao analisar melhor a situação, um observador atento poderá concluir que, na verdade, a falta de reação não é tolice. É incredulidade. É o choque diante daquilo que parece ser impossível, inacreditável, intolerável. É o susto de ver que a maldade humana, aquela incompreensível aos nossos olhos, coração e mente, está mais perto e mais ativa do que podemos supor.

Costuma-se dizer, nesses casos, que esses atos de maldade são atos desesperados, já que os portadores desse sentimento inescrupuloso não conseguem ver a própria relevância no mundo que os rodeia. Em outras palavras, sua existência é tão ínfima que eles precisam dessa maldade para existirem e se sobressairem.

A pequenez pode ser verdadeira. Mas essa conclusão não causa nenhum conforto aos corações atingidos por atos de maldade gratuita (tipo o meu).

Nenhum comentário: