Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

quarta-feira, julho 21, 2010

Dia 21 - Uma receita

Tem vááááárias que eu adoro, então vou colocar a última que eu fiz. Peguei num blog que eu adoro, chama La Cucinetta.

Crumble de maçã

Ingredientes:

- 2 maçãs Fuji grandes
- 1/4 de xícara de farinha de trigo integral orgânica
- 3 colh. (sopa) de açúcar mascavo orgânico
- 1 colh. (sopa) de coco ralado grosso
- 2 colh. (sopa) de aveia em flocos
- 80g de manteiga sem sal gelada mais um pouco para untar
- 1/4 de xíc. de uvas passas sem sementes

Preparo:

1.Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma travessa pequena (20cm). Corte as maçãs em fatias finas e disponha-as na travessa, sobrepondo ligeiramente as travessas ou de forma desordenada.
2.Em uma tigela, misture a farinha, o coco, a aveia e o açúcar. Junte a manteiga cortada em pedaços e esfregue com as pontas dos dedos até formas pequenas bolotas ou uma farofa grossa. Não importa se ela ficar úmida.
3.Espalhe a farinha sobre as maçãs e polvilhe as passas por cima. Leve ao forno por 25-30 minutos, até que as maçãs estejam bem cozidas e a cobertura, seca e dourada. Sirva quente, acompanhado de sorvete ou sozinho.


OBS.1: O legal do crumble é que ele é bem democrático. Fica bom com outras frutas também (eu usei maçã verde, por exemplo; mas poderia ser, sei lá, pêra, morango, ou mrango com pêra! Ou banana, ou mirtilos...); e a farofa pode ter nozes, castanhas, amêndoas, enfim, a sua imaginação (ou a sua despensa - eu só tinha farinha de trigo, manteiga e o açúcar mascavo!) é o limite.

OBS.2: Bati um chantilly para acompanhar; deixei um pouco mais molinho, meio creme mesmo, e ficou excelente.

OBS.3: A Ana, dona do blog, omitiu a canela na farofa. Eu entupi - adoro! E fica excelente.

Nenhum comentário: