Click Here For Free Blog Backgrounds!!!
Blogaholic Designs

quarta-feira, outubro 21, 2009

Da loucura coletiva

Estava hoje na capa de vários sites: um espancamento de mulheres na Índia, acusadas de bruxaria, chocou o mundo - incluindo a Índia - e rodou os noticiários por aí.

Sim, sim, caça às bruxas é uma coisa antiga, com explicações sociais, psicológicas e antropológicas. Aparentemente, na Índia essa prática é comum em vilarejos distantes (como o da notícia), o que me faz pensar por quê raios eles ficaram chocados então.

Mas a questão não é essa.

A primeira coisa que me chama a atenção é que no meio dos agressores há mulheres. Sim, mulheres. São elas que possuem um tal de "espírito santo", capaz de ver as bruxas. São elas que apontam o dedo para, ha!, elas. Isso para mim é o mais chocante. Ver que mulheres estão se agredindo. Não deveria, contudo, me surpreender. Afinal, já não estamos acostumadas, em qualquer cultura e país, a vermos mulheres criando fofocas e boatos a respeito de outras; a ver mulheres se vingando umas das outras (geralmente por algum homem); a ver, enfim, como nós maltratamos a nós mesmas? Isso é histórico. As mulheres se odeiam. O motivo para mim não é claro. Ciúme, inveja, competição evolutiva? Só Deus sabe. Mas eu não vejo como machucar, humilhar e até assassinar, seja uma mulher, um homem, um animal, enfim, seja minimamente divertido ou mesmo justo, necessário.

Mas, sabendo disso de antemão, eu me pergunto como alguém pode levar a sério esses "tribunais da inquisição". É fato que nos EUA, quando rolou a perseguição contra as tais feiticeiras, tinha muita mulher traída indicando a amante do marido como bruxa - e o pior é que elas queimaram por isso! Na Índia, é comum fazer isso com viúvas, já que, mortas, não vão poder reivindicar as terras da família.

De novo: alguém vê sentido nisso tudo? Não, né?

O mundo é mesmo um lugar muito louco...

Nenhum comentário: